1) Com a derrota de Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena e os tratados de 1814-1815 delinearam os rumos da reconstrução da Europa pós-Revolução Francesa e pós-guerras napoleônicas.
a) O que estabeleceram esses tratados e qual a ameaça que desejavam evitar seus signatários?
R: Queriam evitar as ondas revolucionárias geradas pela Rev. Francesa.
b) Quais os países que saíram fortalecidos com o sistema de alianças?
R)Austria, Prússia e Rússia.
___________________________________________________
2) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.
Para os leitores do século XVIII, os clássicos - EMÍLIO, de Rosseau; DICIONÁRIO FILOSÓFICO, de Voltaire e a ENCICLOPÉDIA, de Diderot e D'Alambert - não passavam de literatura clandestina e subversiva; é que estes livros exerceram uma grande influência nos destinos da França revolucionária. Sobre este fato, identifique as proposições verdadeiras ou falsas.
( V ) A historiografia reconhece várias fases pelas quais passou a Revolução Francesa: Assembléia Nacional Constituinte, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.
( F ) Proclamada a República na França, em 22.09.1792, a Assembléia Nacional Constituinte foi substituída pela Convenção Nacional que deveria confirmar a Constituição de 1791.
( V ) Na Convenção Nacional, três grupos disputavam o poder: os Girondinos, representantes da alta burguesia; os Jacobinos, da pequena e média burguesia e o proletariado de Paris e a Planície, que representava a burguesia financeira.
( V ) Napoleão Bonaparte dissolveu o Diretório, em 1799, e iniciou uma política de expansão territorial, na Europa, com reflexos para o Brasil: a transmigração da família real portuguesa.
( V ) A reação conservadora às reformas burguesas efetuadas por Napoleão manifestou-se no Congresso de Viena e na Santa Aliança: o primeiro pretendia restaurar o mapa político europeu e a segunda, combater o nacionalismo europeu e americano.
3) "A independência do Brasil, proclamada em 1822, foi reconhecida pelos Estados Unidos da América em maio de 1824 e por várias nações européias até o ano de 1826".
Em sua opinião, qual foi a razão dessa demora e qual a relação que tem com o Congresso de Viena (1815)?
R:O Congresso de Viena foi absolutista e contrário a independência das colônias porém o Brasil foi elevado a Reino Unido nesse momento. A demora deve-se a negociação política e de concessões envolvendo Portugal e a Inglaterra.
4) Considere as duas afirmações seguintes.
I. A Declaração francesa dos Direitos em 1795 estabeleceu o princípio segundo o qual "Cada povo é independente e soberano, qualquer que seja o número de indivíduos que o compõem e a extensão do território que ocupa. Esta soberania é inalienável."
(Citado por Eric Hobsbawm - NAÇÕES E NACIONALISMO)
II. Depois da derrota napoleônica, o Congresso de Viena adotou como um dos princípios da reorganização do mapa político europeu, o da legitimidade.
a) Qual o princípio expresso na Declaração dos Direitos em 1795?
R: Liberdade, igualdade, inviolabilidade da propriedade e direito de resistir à opressão.
b) No que consistiu o princípio da legitimidade?
R:Retomadas das fronteiras anteriores às mudanças feitas por Napoleão.
FELICIDADES E FORÇA SEMPRE !

